inicio

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

IBAMA/SEMACE e Cia. Operações afastaram agentes públicos


Apesar de ainda não ter resultado em punições ou ressarcimentos, algumas operações serviram, ao menos, para afastar agentes públicos acusados de improbidade do poder. Investigação que colocou em xeque as entidades ambientais do Ceará, a Operação Marambaia ainda não chegou ao fim. Todos os suspeitos de envolvimento com o caso estão soltos, embora tenham sido presos temporariamente e afastados dos órgãos, após a deflagração do caso pela Polícia Federal, em outubro de 2008. O processo está sendo julgado, desde abril de 2010, na 11ª Vara da Justiça Federal, após ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).
Responsáveis - ao menos em tese - por impedir agressões aos espaços naturais, os órgãos ambientais no Ceará se viram envolvidos, em 2008, em um esquema de pagamento de propina para liberação de licenças ambientais irregulares. Funcionários dos órgãos ambientais foram investigados por crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional e prevaricação. Não se trata, portanto, de perdas de recursos financeiros, mas de um prejuízo muito mais incalculável: aos recursos naturais.
A PF prendeu temporariamente quatro funcionários de órgãos ambientais, entre eles o então chefe da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Herbert Rocha, a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) à época, Daniela Valente, e o ex-superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Raimundo Bonfim Braga, o “Raimundo Camundo”. Ainda foi preso o chefe do escritório do Ibama em Aracati, Antônio César Rebouças. (Robson Braga)
COMO OCORREM AS OPERAÇÕES
Os órgãos de controle, fiscalização e investigação recebem, a todo momento, denúncias sobre prejuízos ao patrimônio público, que surgem de toda parte, inclusive de cidadãos comuns. A maioria, contudo, parte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Nos casos em que há fortes indícios de irregularidades, esses órgãos se articulam para atuarem juntos nas investigações. É o caso da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, tribunais de contas dos municípios , do Estado e Tribunal de Contas da União, além da a Controladoria Geral da União.
Quando a operação é deflagrada, as investigações ainda estão longe de serem concluídas. Nesse primeiro momento, os órgãos de investigação contam apenas com fortes indícios sobre os envolvidos nos crimes, mas muitas provas das fraudes ainda serão levantadas. Para isso, são expedidos mandados de busca e apreensão e os principais suspeitos são presos preventiva ou temporariamente, para não prejudicarem as investigações.
Devido à complexidade das operações, as investigações são fragmentadas, geralmente por município envolvido. Quando uma das dessas investigações pontuais é concluída, o Ministério Público ajuíza ação contra os envolvidos na Justiça (em comarcas, no Tribunal de Justiça do Ceará ou no Tribunal Regional Federal, dependendo do âmbito envolvido). No processo, o MP pede a indisponibilidade de parte dos bens dos acusados, para garantir o ressarcimento dos cofres públicos caso os suspeitos sejam julgados culpados.
Durante o trâmite do processo, a Justiça pode quebrar o sigilo bancário e autorizar a indisponibilidade de parte dos bens dos acusados. A Justiça pode aplicar punições que vão de prisões, perda de cargos públicos e de direitos políticos temporariamente.
Os investigados são pessoas ligadas a prefeituras, governo estadual, Legislativo e empresas fantasmas que ganham licitações superfaturadas, arrecadam dinheiro público e não executam as obras. Em outros casos, empresas pagam propina a funcionários públicos para obter benesses do Estado.
Fonte: http://www.opovo.com.br

Seminário Internacional sobre Resíduos Eletroeletrônicos


A programação do Porto Digital no Recife Summer School 2011 irá promover o Seminário Internacional de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (SIREE). O encontro, que contará com a presença de mais de 150 especialistas da indústria, da academia e de governos, será realizado de 22 e 24 de fevereiro próximo.
A proposta do Seminário, que tem como parceiros o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, é apresentar um panorama geral da situação mundial dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), legislações, casos de destaque, além de discutir os desafios e oportunidades para a implantação de práticas sustentáveis de gestão.
O evento contará também com uma exposição de vídeos e fotografias sobre os impactos socioambientais e econômicos dos REEE em países subdesenvolvidos, além de Atividades de Conscientização e Divulgação de Ações de Reciclagem e Coleta dos resíduos.
Ao final do Seminário será organizada uma Oficina de Trabalho, onde os principais representantes e gestores de empresas dos setores públicos, privados e acadêmico irão elaborar um Plano de Ação para a viabilização de Práticas Sustentáveis de Gestão de REEE.
Durante o encontro serão realizados Painéis e Exposições sobre os seguintes temas:
• Designing eletrônicos para reciclabilidade
• Destinação ecologicamente correta dos equipamentos eletrônicos obsoletos
• O combate ao comércio ilegal de resíduos perigosos
• Experiências exitosas: programas de governo e projetos acadêmicos
• Relatos de fabricantes de computadores e empresas de reciclagem
• Padrões de qualidade - como verificar e acompanhar
• Plano Nacional de Resíduos Sólidos - desafios e oportunidades
• Painel de Discussão I: "Como Investir Tecnologia e Investimento na Cadeia de Valor dos REEE" ?
• Painel de Discussão II: "Políticas Públicas e Responsabilidade Pós-Consumo"
• Painel de Discussão III: "Comércio Internacional de REEE: como combater a exportação de resíduos perigosos para países subdesenvolvidos e de matérias-primas valiosas?"
Clique aqui para acessar o Hotsite do evento.
Clique aqui para acessar o formulário de Inscrição do SIREE 2011.
Fonte: http://www.portodigital.com.br

Saneamento de Aracati! Dinheiro jogado pelo ralo? Obras começam a ceder e causar acidentes


O ANTES E O DEPOIS DE UMA MESMA RUA EM APENAS UMA SEMANA

 
A foto direita revela atitudes de alguns moradores que colocaram entulhos por conta própria com intenção de amenizar os desníveis da rua.

 
A foto direita mostra que, com a chegada das chuvas o terreno começa a afundar por onde passam as tubulações da 'horrorosa' obra de saneamento ao que parece já acabou e esqueceram de 'entregar' a obra.

 

 

 

Semana passada um motociclista perdeu equilibrio e tombou em trecho da rua Rui Barbosa. Todo o quarteirão começa a mostrar o resultado do péssimo serviço realizado ela PB Construções que começam a ceder.

CANOA QUEBRADA - MP quer suspender veículos em falésias


Barracas nas encosta das falésias, segundo a Promotoria, traz perigo para os visitantes, moradores e empresários do setor. O tráfego de veículos também é arriscadoFOTO: JOSÉ LEOMAR

A polêmica na praia de Canoa Quebrada parece longe de uma solução, após novas medidas tomadas por promotores

Aracati. O Carnaval neste Município do Litoral Leste pode até seguir o cronograma previsto, mas sofreu ontem outro revés. O Ministério Público do Estado está pedindo à Justiça a suspensão do tráfego de veículos sobre falésias e dunas de Canoa Quebrada, a principal praia do Município e destino turístico internacional. Para completar, os promotores também fizeram pedido de reconsideração ao Tribunal de Justiça para voltar à proibição do funcionamento de barracas. O pedido tem fundamento novo: está pronto o laudo técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), feito a pedido do próprio TJ. O parecer sugere a transferência das barracas e que o poder público precisa "intervir urgentemente".

Os promotores de Justiça, Alexandre Oliveira de Alcântara e Emilda Afonso de Sousa, despacharam ontem Ação Civil Pública contra a Superintendência Estadual do Meio Ambiente, a Prefeitura de Aracati e a Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada. O objetivo é que a Justiça na comarca de Aracati suspenda o tráfego de veículos nas dunas e falésias, que estão situadas em Área de Preservação Permanente (APP). O documento aponta os processos de erosão acentuados pelo trânsito sobre essas áreas.

O risco ambiental somaria ao risco social, o conflito envolvendo bugueiros, turistas e moradores da Vila dos Esteves, na extremidade de Canoa. Há vários anos os passeios de buggy causam polêmica com os moradores dos Esteves, que acusam os bugueiros de invadirem território, gerando não só risco ambiental como às pessoas que transitam naquele espaço.

Em 2008, as duas partes tentaram chegar a um consenso: ser feita uma nova trilha ecológica. Por intermédio do Ministério Público, pediu-se aval da Semace e do Ibama. Sem resposta desses órgãos, foi sancionada a Lei Municipal 355, de agosto de 2010, disciplinando o transporte especial buggy-turismo e dando "outras providências". Não resolvia os conflitos entre bugueiros e moradores, mas ficava regulamentada uma nova trilha para os bugueiros excluindo as falésias.

Na Ação de ontem, o MP acusa a medida de inconstitucional, pois não compete ao Município, e sim à União, legislar sobre trânsito e transporte. Além disso, não houve licenciamento ambiental para o trânsito de veículos na APP.

Em janeiro de 2010, houve um sério conflito entre turistas e bugueiros de Canoa Quebrada. O motivo era sobre quem tinha o direito de transitar pela trilha. Desconhecedores da região, são os turistas guiadores de buggy e quadriciclos que mais se envolvem em acidentes nos passeios de falésias.

Em outubro do mesmo ano, a turista portuguesa Sônia da Costa foi vítima fatal de acidente quando passeava de buggy com a família. "Resta claro que a manutenção da situação no estado caótico em que se encontra, resultará em danos ambientais irreparáveis à APA de Canoa Quebrada, bem como agravará os riscos à segurança dos turistas, e de todos quanto transitam na referida APA com o avanço do processo de erosão das falésias e a intensificação dos conflitos entre bugueiros, moradores, turistas e quaisquer outros que façam passeios pelas dunas e falésias da região", ressaltou o promotor.

Os bugueiros veem com preocupação a ação do MP. "Somos os maiores preservadores de Canoa Quebrada. Mudamos a trilha do passeio justamente para não degradar o meio ambiente. Existe lei que regulamenta a trilha turística, o que falta é fiscalização de outros tipos de transporte. Somos 65 bugueiros e um total de 80 famílias que dependem diretamente do trabalho. Sabemos que pra existir turismo e trabalho tem que preservar a natureza, somos os primeiros a fazer isso", disse o presidente da Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada, Beto Andrade.

Laudo técnico
Já quanto ao pedido de reconsideração da decisão do TJ, foi feito após laudo técnico do Crea confirmando o risco pela degradação das falésias e sugerindo que seja feita uma transferência dos estabelecimentos para uma área "segura". Para o presidente da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), Luis Nogueira, não se pode fechar as barracas e só depois encontrar uma solução para o problema. "Somente nas barracas geramos 600 empregos diretos, além dos 150 vendedores ambulantes, os 65 bugueiros, e mais os hotéis e pousadas que vivem desse turismo. Se fechar agora vamos ter um risco social e de insegurança muito maior. Nós já estamos vendo uma saída, uma nova área turística para as barracas, isso está sendo feito", afirmou Luís Nogueira. Ele ainda aponta que a erosão das barracas é causada por outros fatores, dentre os quais as fortes chuvas que caíram no Município, degradando ainda mais o ambiente. 

Consequências

"O atual estado caótico resultará em danos irreparáveis à APA de Canoa Quebrada"

Alexandre Alcântara
 Promotor de Justiça 

"Já estamos vendo uma nova área turística para as barracas, isso está sendo feito"
 
Luis Nogueira
Associação dos Empreendedores de Canoa

MELQUÍADES JÚNOR COLABORADOR
http://diariodonordeste.globo.com

Sem alternativa, comunidade usa água contaminada por agrotóxicos no interior do Ceará


Kamila Fernandes
Especial para o UOL Notícias
Em Fortaleza
Placa de alerta de que a água não é potável está instalada em uma das piscinas-reservatório do projeto de irrigação Jaguaribe-Apodi, no interior do Estado do Ceará

ncolor, inodora, insípida. Assim é a água que a comunidade de Tomé, no alto da Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte (a 198 km de Fortaleza), recebe nas torneiras de todas as suas casas. Contudo, ao analisar 46 amostras dessa água retiradas de diferentes pontos de distribuição, um estudo da Faculdade de Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará) constatou que em todas há resquícios de diferentes tipos de defensivos agrícolas, o que faz dessa água uma ameaça à saúde de todos que a ingerem.
Supostamente por denunciar esse fato, o líder comunitário José Maria Filho, conhecido como Zé Maria do Tomé, foi morto com 19 tiros em abril do ano passado, crime até hoje impune. E agora, o Ministério Público do Estado do Ceará ingressou na Justiça uma ação civil pública para pedir a suspensão imediata da entrega dessa água aos moradores do local e sua substituição por água potável, própria para o consumo, nem que seja por carros-pipa.
A água, distribuída pelo SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) de Limoeiro do Norte, é retirada de canais do projeto de irrigação Jaguaribe-Apodi, do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas). Nesse projeto, estão instaladas empresas nacionais e multinacionais que produzem frutas e grãos e que pulverizam agrotóxicos nas plantações, tanto com o auxílio de tratores como de aviões. Da mesma forma que atingem as lavouras, esses defensivos caem na água, que corre a céu aberto entre os lotes irrigados, até chegar nas casas das famílias de Tomé.
Leia matéria completa no 
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/02/13/sem-alternativa-comunidade-usa-agua-contaminada-por-agrotoxicos-no-interior-do-ceara.jhtm

Bismarck Maia homenageado durante a sexta edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos


No dia 7, a diretora da ATA Brasil – Aruba Tourism Authority, Ana Maria Ostrower, recebeu troféu de homenagem na categoria “Destinos”, durante a sexta edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos, promovido pelo Grupo Radar. A homenagem feita a 52 líderes é um reconhecimento aos que contribuíram para o desenvolvimento do Turismo de Negócios no Brasil, em 2010. Na mesma categoria que Ana Maria também foi homenageado o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia.

Ana Maria promove a Ilha de Aruba, no Caribe, para o Brasil. O fato de a GOL abrir dois voos para o destino contribuiu com o trabalho de promoção da diretora. “Só em 2010 mais de 20 mil turistas brasileiros visitaram a “Ilha Feliz”, comemorou Ana Maria.

O Encontro do Setor de Feiras e Eventos homenageia as principais ações do setor, além de promover networking e discussões sobre o segmento. A edição deste ano teve painéis de Jeanine Pires, assessora Especial da Agência de Promoção Olímpica da Rio 2016 (APO) do Ministério do Turismo; Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris e coordenador do Comitê Paulista para a Copa de 2014; Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas; e do professor Luiz Marins.

CM
Fonte www.brasilturis.com.br

Final de mais uma enquete do Aracati em Foco


Durante 10 dias perguntamos ao leitor do Aracati em Foco;

Se você pudesse administrar R$ 2.200.000,00 que prioridade escolheria?

Bancava o carnaval popular
31 (17%)
Dava uma 'arrumada' no principal hospital da cidade
73 (41%)
dividia em 50% destinando para os dois itens acima
48 (27%)
faria o que a prefeitura de Aracati sempre fez... NADA
22 (12%

Grupamento de resgate e comandante da Guarda Municipal recebe certificado de reconhecimento da Câmara Municipal de Aracati


Nesta quinta feira, 10/02/2011, na Câmara Municipal de Aracati, foi prestada uma homenagem ao Comandante da Guarda Municipal de Aracati e ao Grupamento de Resgate da Guarda Municipal pelos Senhores Vereadores com iniciativa do Vereador Marcos Monteiro, reconhecendo o grandioso serviço realizado à população.
O Grupamento de Resgate da Guarda Municipal de Aracati foi implantado há oito meses e vem se destacando perante a sociedade, pelos relevantes serviços prestados ao povo do Aracati.
Povo este de todas as classes, de todas as cores e que nos momentos de maior necessidade, seja uma urgência ou emergência, pode contar com um socorro acima de tudo, humano e amigo dos anjos azuis.
A Guarda Municipal de Aracati, dentre suas várias atribuições, tem se dedicado ao longo dos oito anos de existência zelar pela vida da população, que é o maior patrimônio público de um município.
São centenas de vidas salvas e a gratidão dessas pessoas é a maior recompensa que temos recebido diariamente. A iniciativa de se implantar um Grupamento Especial de Resgate da Guarda Municipal de Aracati foi apoiada pelo Comandante Jocélio Barbosa Gondim que tem se empenhado em fortalecer cada vez mais as ações da Guarda Municipal, dentro de uma visão humana.
Vale salientar ainda, todo apoio recebido do Governo Municipal, na pessoa do Prefeito Expedito Ferreira, além da parceria com a Secretaria de Saúde. O Grupamento de Resgate atende em média 80 ocorrências mensalmente, das mais diversas: lesões à bala ou a faca, acidentes de trânsito, queda da própria altura, dentre outras. Atende pelo telefone 3433-3910 e estará sempre a disposição para atender a população em casos de urgência e emergência.


Por Marcos Vinícius Barbosa Pinto (Subcmte da GMA)
Fonte: Site da Canoa FM

Prefeitura de Pentecoste nos últimos seis anos vem dando verdadeiros "dribles" nos servidores públicos


ACREDITE SE QUISER: PAUTA DE REIVINDICAÇÃO DO SINDSEP COM A PREFEITURA FICOU PARA 1º DE ABRIL, DIA DA MENTIRA 
Foto extraída do site da prefeitura
A prefeitura de Pentecoste nos últimos seis anos vem dando verdadeiros "dribles" nos servidores públicos. Parece que a cúpula além de especializada em corrupção, Trabalhar com empresas em nome de laranjas, fazer licitações "viciadas”, atrasar a maioria das obras, ainda tem o dom de fazer o povo de besta principalmente seus servidores.

Ano após ano vemos a luta de um sindicato que poderia está muito mais fortalecido se a categoria tivesse compromisso com si mesmo e com suas famílias, não só pondo a culpa do fracasso na diretoria do Sindicato, pois quando a categoria é chamada pra, luta aparece "quatro gatos pingados" que não assusta nem pardal, imagine "caboré".

Se a categoria acha que a diretoria do Sindicato não corresponde com seus anseios, então convoque uma assembléia geral e convoque novas eleições, mas o que não cola mais é ficar choramingando pelos cantos esperando que os caciques que estão no poder amoleçam o coração e deixe cair algumas migalhas.

Meu amigo servidor, você acredita mesmo que sem luta organizada e com uma base sólida de todos assumindo o mesmo compromisso conseguirá avançar nessas reivindicações?

  1. Reposição das perdas salariais de acordo com o INPC;
  2. Regularização da mesa de negociação coletiva escolhida em assembléia;
  3. Aprovação do PCCR da saúde;
  4. Aprovação da reformulação do PCCR dos Técnicos Administrativos;
  5. Reajuste do piso do Magistério;
  6. Cumprimento integral do PCCR do Magistério;
  7. Garantia do piso para a saúde e para os demais trabalhadores técnicos administrativos;
  8. Concurso Público;
  9. Orçamento Participativo;
  10. Cumprimento do Salário Mínimo;
  11. Cumprimento do pagamento de insalubridade e
  12. Cumprimento de pagamento de adicional noturno
Já está mais do que na hora de todos os servidores públicos de Pentecoste quebrarem os grilhões do medo, dos favores, e pensar mais em suas famílias unindo-se a diretoria de seu Sindicato para fortalecer a negociação.

Será que no dia da mentira a cúpula dessa administração parasitária vai mostrar a verdade? Que a categoria dos servidores é fraca? Ou será que no dia da mentira a categoria vai se fortalecer e mostrar pra eles que os fracos são os que não respeitam o povo?

O dia 1º de abril vai ser o dia da MENTIRA OU DA VERDADE? VOCÊ DECIDE!!!!
Fonte - Zé da legnas

Aracati. ASSESSOR DE IMPRENSA DO PREFEITO, QUERENDO TAPAR O SOL COM A PENEIRA


Eu comentei ontem em uma matéria (Prefeito garante a realização do Carnaval de Aracati), que iria averiguar se realmente o Prefeito de Aracati, tinha resolvidos as pendências na cidade, para a realização do carnaval de Aracati, como foi veiculado no Diário do Nordeste, Blog do Eliomar e O Povo online, informações fornecidas pelo jornalista Tertuliano Siqueira, assessor de imprensa da Prefeitura de Aracati, dizem que é um babão...
Assistindo o programa Bom dia Cidade na TV Sinal pelo site do Aracati em foco www.aracatiemfoco.blogspot.com nesta quinta-feira dia 10 de Fevereiro, pude comprovar junto às imagens, que o prefeito não fez nada, as ruas estão completamente esburacadas, e bem na entrada da cidade, servem até para treinamento de carros 4x4 de rally, apenas colocaram uma placa no hospital e o mesmo continua a mesma coisa na “EMERGÊNCIA E NA UTI”, essa é a condição que o hospital de Aracati se encontra.
Para quem tiver dúvidas, veja a matéria que vai ao ar em reprise nesta quinta a partir das 16hs no site acima, ou no site da TV Sinal,www.tvsinal.com e podem comprovar nas imagens e entrevistas com a população...
Estamos aqui para comprovar, denunciar, ou elogiar se for o caso. Pois no Blog do Junior, é “Democracia & Verdade, doa a quem doer” e seja onde for...
Um abraço a todos.