inicio

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


23 juizes recebem promocao do orgao especial do TJ/Ceara

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) aprovou a promoção de 23 juízes para as comarcas de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. A sessão, realizada ontem, 5a.feira (15/09), foi conduzida pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente da corte.   Para o cargo de juiz auxiliar da capital, foram promovidos pelo critério de antiguidade os magistrados Eduardo Gibson Martins, da 1ª Vara de Santa Quitéria; Demétrio de Souza Pereira, da 1ª Vara de Barbalha; Sirley Cíntia Pacheco Prudêncio, do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca do Crato; José Maria dos Santos Sales, do JECC de Caucaia; e Francisco Eduardo Fontenele Batista, da 4ª Zona Judiciária.


Já por merecimento, o Órgão Especial promoveu os juízes Eli Gonçalves Júnior, da 1ª Vara de Eusébio; Mabel Viana Maciel, da 3ª Vara de Aracati; Natália Almino Gondim, da Comarca de Aracoiaba; Demétrio Saker Neto e Edson Feitosa dos Santos Filho, ambos da 3ª Zona Judiciária.
Também foram promovidos os magistrados Marcelo Roseno de Oliveira, da 2ª Vara Cível de Sobral; Maria Martins Siriano, do JECC de Quixadá; Antônio Teixeira de Sousa, da 3ª Vara de Morada Nova; Maria José Sousa Rosado de Alencar, da 2ª Vara de Quixeramobim, e Jovina DÁvila Bordoni, do JECC de Aracati. 

O magistrado Luiz Carlos Saraiva Guerra, da Comarca de Icó, foi promovido para a 26ª unidade do JECC de Fortaleza. O juiz José Coutinho Tomaz Filho passou da 3ª para a 7ª Vara da Comarca de Caucaia. Já Fernando Antônio Medina de Lucena, do JECC de Tianguá, e Francisco Marcello Alves Nobre, da 3ª Vara de Limoeiro do Norte, foram promovidos para a 5ª e 6ª Zonas Judiciárias, respectivamente.

Por fim, o Órgão Especial promoveu Cristiano Rabelo Leitão, da 2ª Vara de Iguatu para a 37ª Vara Cível de Fortaleza; Zanilton Batista Medeiros, da 7ª Zona Judiciária para a 39ª Vara Cível da capital; Elisabeth Santos Vale Rodrigues, da 1ª Vara de Nova Russas para a 23ª Vara Criminal; e Luzia Ponte de Almeida, da Comarca de Uruburetama para a 23ª Vara de Família de Fortaleza. Todos pelo critério de antiguidade. 

Remoção
Na mesma sessão, o Órgão Especial do TJCE aprovou a remoção do juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade, da Comarca de São Gonçalo do Amarante, para a 1ª Vara de Baturité.
Fonte: TJ/Ceará

Homicídio a bala na Varzea da Matriz em Aracati

ARACATI-CE . HOMICIDIO A BALA
HISTORICO: Dia 10.09.2011 – Por volta das 13h30min, na Rua Salgado Filho nº 1558, bairro Várzea da Matriz, em Aracati-CE, FRANCISCO NEULINO NOGUEIRA DOS SANTOS, 32 anos, natural de Aracati, filho de Renato Nogueira dos Santos e Lucia Nogueira dos Santos, residente no endereço acima, estava dentro de sua residência, quando um indivíduo conhecido por “Leandro”, armado com um revolver adentrou a residência e efetuou 06 (seis) disparos contra a vitima, que foi atingida com 03 (três) disparos, sendo 01 (um) no braço direito e 02 (dois) no tórax, e em seguida o infrator fugiu. A vitima foi socorrida por populares para o hospital de Aracati, porém, veio a óbito por volta das 15h30min. Os PM, estão em diligencias no intuito de localizar e prender o infrator.
fonte:aracati em foco

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Uma casa dedicada à leitura


Fotomontagem.
Casa. Assim define o dicionário Houaiss: lugar destinado a encontros, a reuniões ou à moradia de certas categorias de pessoas, cujos interesses, origens e cultura por vezes representa ou expressa. Pensemos então em casa com o significado de reunir pessoas, cultura e expressões através da leitura. Isto seria possível? Em Aracati, o Instituto Waldemar Falcão-IWF, sob a orientação das irmãs Salesianas, tem se dedicado desde 2010 a difundir o prazer da leitura. O projeto Ler e Escrever: muito prazer, ação pedagógica que se tornou um programa de leitura em pouco menos de um ano, já realizou diversas atividades incluindo encenações teatrais, publicação de livro de contos, exposição de gravuras e realização de um curta metragem. O projeto conquistou pais, alunos, professores e em 2011 enseja novas metas. Entre elas está a constituição de um espaço físico para a realização de atividades leitoras. Uma casa. Mas não se trata de uma casa comum. Trata-se de um ambiente dedicado à leitura na sua acepção mais diversa. Leitura das imagens, das letras, dos saberes, dos sabores, das formas. Leitura de mundo. A Casa da Leitura, assim carinhosamente denominada, ficará sediada no prédio situado à rua Cel. Pompeu, esquina com a rua Adolfo Caminha e que no passado serviu de sede à extinta Legião Brasileira de Assistência-LBA.
 
Na Casa da Leitura, crianças, jovens e adultos encontrarão um espaço privilegiado para o incentivo e desenvolvimento de habilidades leitoras.

O prédio, sede do projeto, é um dos belos exemplares da arquitetura do período colonial e está situado na área de entorno do sítio histórico de Aracati. Dada a importância histórica o IWF organizou uma equipe de funcionários sob a orientação do artista Ricardo Freitas para que detalhes significativos de sua arquitetura possam ser preservados e evidenciados. O projeto de restauro conta ainda com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, através do Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati-NASIHARA.
 
O Instituto Waldemar Falcão prevê a inauguração da Casa de Leitura para a segunda quinzena do mês de junho.

Casa da Leitura é destaque no Caderno Regional do Diário do Nordeste


Desenvolvido pelo Instituto Waldemar Falcão, projeto social será instalado na antiga sede da LBA, em Aracati
Aracati Uma biblioteca é como se fosse a igreja dos livros, templo das leituras. Tem lugares de leitura que são apenas bibliotecas. Mas tem um lugar em Aracati onde a leitura vai além da pesquisa e da consulta. Lá se idealiza e realiza. Desde o ano passado, o Instituto Waldemar Falcão (IWF) desenvolve o projeto Ler e escrever: muito prazer. Leitores de todas as idades fazem teatro, publica livros, expõe gravuras, produzem filmes em curta-metragem e abordam as diversas linguagens. Agora o projeto terá um espaço próprio.

"Tudo que é importante pra gente tem um lugar de destaque. Uma foto a colocamos num portarretratos sob a estante. O livro também tem que ter um lugar importante. Não um lugar empoeirado, sombrio. Tem que ser um lugar bonito de se ver. Porque quando a criança entra nesse ambiente de leitura ela compreende como é importante ler. A Casa da Leitura vai mudar a visão de pais e filhos a cerca do ato de ler. Na casa, as crianças serão acolhidas e serão levadas a perceber o prazer do momento da leitura, tão importante como todas as coisas maravilhosas da vida", explica a professora de Ensino Fundamental, Aldalena Fiúza.

Quem conhece Aracati sabe que ali se encerra um pedaço da história do Ceará, e as que se inicia são outras, pelas palavras, literalmente, dos novos memorialistas, historiadores e dos novos estudantes das antigas escolas. O projeto Ler e Escrever: muito prazer, em quase um ano, já é sucesso entre famílias, alunos e educadores. E dentre as metas de 2011 é ter um lugar para chamar de seu. A "Casa da Leitura", como já é chamada, terá mais que livros.

"Queremos proporcionar aos nossos jovens mais que um ambiente físico para o desenvolvimento de atividades. A proposta do projeto é o de desenvolver o olhar sobre as diversas leituras que podemos fazer das coisas", afirma o coordenador do projeto, Marciano Ponciano.

A casa já nasce histórica. Será a antiga sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e onde está situada traz o nome de personagens históricos: na Rua Coronel Pompeu, esquina com Rua Adolfo Caminha. O Instituto Waldemar Falcão promete fazer da "Casa da Leitura" um espaço privilegiado para o incentivo e desenvolvimento de habilidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Pela importância da construção, o IWF organizou uma equipe orientada pelo artista Ricardo Freitas para que detalhes significativos da arquitetura possam ser preservados e evidenciados. O projeto de restauro conta ainda com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati (Nasihara). A inauguração da casa está prevista para os próximos dias.

"Eles desenvolvem a leitura por prazer. Esse gosto ajuda na compreensão de até outras disciplinas, trará bons frutos", defende Soraia Holanda, mãe de Ana Raquel e João Victor, dois "leitores por prazer".

Superintendente do Ibama recebe título de amigo da Companhia de Polícia Militar Ambiental

Foto divulgação - Google

* Foto datada da última Comenda recebida pelo superintendente na Companhia.
 
José Wilson Uchoa, Superintendente do IBAMA no Ceará recebeu a Comenda com muita satisfação.O evento aconteceu no dia 31 de agosto. Para o deputado federal José Airton, Uchoa é, antes de tudo, um grande amigo, e merecedor da relevante Comenda, pois sua competência profissional vem mostrando seriedade na gestão do IBAMA/CE.  Durante evento da entrega da Comenda da Polícia Militar do Ceará foi agraciado com o título Amigo da Companhia de Polícia Militar Ambiental, por relevantes serviços prestados a Companhia, o superintendente do IBAMA do Ceará José Wilson Uchoa.
Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR
(85) 8710.1313 
Assessoria de Imprensa
Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)
FONTE: ARACATI EM FOCO

Precisamos mesmo querer e ser 'o melhor'?

Leila Ferreira é uma jornalista mineira  com  mestrado em Letras e doutora em Comunicação, em Londres.   Apesar disso, optou por viver feliz uma vidinha mais simples, em Belo Horizonte...
  

Obsessão  (Leila Ferreira)  

Estamos obcecados com "o melhor". 
Não sei quando foi que começou essa mania, mas 
hoje só queremos saber do "melhor".

Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, 
o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor 
operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho.

Bom não basta. 

O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os 
outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, 
porque, afinal, estamos com "o melhor".

Isso até que outro "melhor" apareça - 
e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer. 

Novas marcas surgem a todo instante. 
Novas possibilidades também. E o que era melhor, 
de repente, nos parece superado, modesto, aquém 
do que podemos ter.

O que acontece, quando só queremos o melhor, 
é que passamos a viver inquietos, numa espécie 
de insatisfação permanente, num eterno desassossego. 

Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, 
porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter. 

Cada comercial na TV nos convence de que merecemos 
ter mais do que temos.
Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os 
outros (ah, os outros...) estão vivendo melhor, 
comprando melhor, amando melhor, ganhando 
melhores salários.

Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, 
de preferência com o melhor tênis. 

Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. 
Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente. 

Se não dirijo a 140, preciso 
realmente de um carro com tanta potência? 

Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que 
subir na empresa e assumir o cargo de chefia que 
vai me matar de estresse porque é o melhor cargo 
da empresa? 

E aquela TV de não sei quantas 
polegadas que acabou com o espaço do meu quarto? 

O restaurante onde sinto saudades da comida de 
casa e vou porque tem o "melhor chef"? 

Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado
porque agora existe um melhor e dez vezes mais caro? 

O cabeleireiro do meu bairro tem 
mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"?

Tenho pensado no quanto essa busca
permanente do melhor tem nos deixado 
ansiosos e nos impedido de desfrutar o 
"bom" que já temos . 

A casa que é pequena, mas nos acolhe.

O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria.

A TV que está velha, mas nunca deu defeito.

O homem que tem defeitos (como nós), mas nos 
faz mais felizes do que os homens "perfeitos".

As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, 
mas vai me dar a chance de estar perto de quem amo... 

O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas 
das histórias que me constituem.

O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e 
sente prazer.

Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso? 

Ou será que isso já é o melhor e, na busca de tudo que nos dizem ou imaginamos ser "melhor", a gente nem percebeu? 

Leila Ferreira

Pista do Pinto Martins. 24 voos em média terão impacto por dia

Durante a obra na pista central do Aeroporto Pinto Martins, uma média de 24 voos diários serão afetados, o que representa 27,9% do movimento. Por dia, são em média 86 voos. Com frequências regulares pelas manhãs, sofrerão impacto 11 voos da TAM, oito da GOL, quatro da Azul, um da Passaredo, uma da Total, um da Absa, um da Variglog.

Modificações
"Os voos serão antecipados, postergados ou cancelados", explica o superintendente da Infraero no Ceará, Wellington Santos. "As empresas foram comunicadas no 1º semestre deste ano. Elas já devem ter entrado em contato com os passageiros que compraram o ticket com antecedência para o período de obras", observa. De acordo com o gestor, os voos próximos de 5 horas, serão antecipados. Voos com horários perto de 11h, antecipa, serão atrasados. (Leia mais)

Obra fecha pista do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza,

Trabalhos vão durar 12 meses, com intervalos, preservando datas de maior fluxo turístico e horários programados

O recapeamento asfáltico da pista central do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, vai interromper voos de outubro próximo a setembro de 2012. A obra vai fechar a pista principal, de 16 de outubro a 29 de novembro, de 1º de fevereiro a 4 de abril (exceto no Carnaval, de 17 a 27 de fevereiro), de 6 de agosto a 10 de setembro, sempre de 5 horas às 11h. E de 15 de maio a 28 de junho, de 5h41min a 11 horas. Com investimento de R$ 8.677.605,19, a obra será feita pelo consórcio formado pela Copa Engenharia e a empresa Instale, vencedor da licitação.

"Estrangulamento"
Para o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o fechamento da pista pelas manhãs, ao longo de 12 meses, com exceção de períodos de alta estação, representa um "estrangulamento" na movimentação de voos em Fortaleza.  "É uma preocupação", diz Maia. "Vai ser um transtorno". Ele faz críticas à administração do equipamento. "Isso mostra a falta de planejamento na Infraero", afirma o secretário.  "A economia de Fortaleza e do Ceará, há muito tempo, vem crescendo. Isto pressupõe melhoramento da infraestrutura logística. Há muito esperamos melhoria no aeroporto", destaca. (Leia mais)

Obra fecha pista do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza,

Trabalhos vão durar 12 meses, com intervalos, preservando datas de maior fluxo turístico e horários programados

O recapeamento asfáltico da pista central do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, vai interromper voos de outubro próximo a setembro de 2012. A obra vai fechar a pista principal, de 16 de outubro a 29 de novembro, de 1º de fevereiro a 4 de abril (exceto no Carnaval, de 17 a 27 de fevereiro), de 6 de agosto a 10 de setembro, sempre de 5 horas às 11h. E de 15 de maio a 28 de junho, de 5h41min a 11 horas. Com investimento de R$ 8.677.605,19, a obra será feita pelo consórcio formado pela Copa Engenharia e a empresa Instale, vencedor da licitação.

"Estrangulamento"
Para o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o fechamento da pista pelas manhãs, ao longo de 12 meses, com exceção de períodos de alta estação, representa um "estrangulamento" na movimentação de voos em Fortaleza.  "É uma preocupação", diz Maia. "Vai ser um transtorno". Ele faz críticas à administração do equipamento. "Isso mostra a falta de planejamento na Infraero", afirma o secretário.  "A economia de Fortaleza e do Ceará, há muito tempo, vem crescendo. Isto pressupõe melhoramento da infraestrutura logística. Há muito esperamos melhoria no aeroporto", destaca. (Leia mais)

Politica. Gritos de guerra, reivindicações e pedidos de cassação de prefeito e vice, além do afastamento de quatro vereadores presos por envolvimento em fraude

ma2Karen SantiagoManifestantes se reuniram para pedir cassação do prefeito Evilásio e  vice Márcia Regina. 
Gritoes de guerra, reivindicações e pedidos de cassação do prefeito Evilásio Farias, e da vice, Márcia Regina, além do afastamento dos quatro vereadores presos por envolvimento na fraude que assolou a cidade de Taboão da Serra marcaram mais uma manifestação, nesta terça-feira, (13) contra corrupção no município. Cerca de 300 integrantes de diversos movimentos, como Apeoesp, MTST, se reuniram na Praça Nicola Vivilechio e seguiram em caminhada, por volta das 17h, até a Câmara Municipal.  (Continue lendo)

Politica. Gritos de guerra, reivindicações e pedidos de cassação de prefeito e vice, além do afastamento de quatro vereadores presos por envolvimento em fraude

ma2Karen SantiagoManifestantes se reuniram para pedir cassação do prefeito Evilásio e  vice Márcia Regina. 
Gritoes de guerra, reivindicações e pedidos de cassação do prefeito Evilásio Farias, e da vice, Márcia Regina, além do afastamento dos quatro vereadores presos por envolvimento na fraude que assolou a cidade de Taboão da Serra marcaram mais uma manifestação, nesta terça-feira, (13) contra corrupção no município. Cerca de 300 integrantes de diversos movimentos, como Apeoesp, MTST, se reuniram na Praça Nicola Vivilechio e seguiram em caminhada, por volta das 17h, até a Câmara Municipal.  (Continue lendo)

Criança morre atropelada por ônibus escolar em Jaguaruana/CE; motorista está foragido

Uma criança de cinco anos de idade morreu atropelada por um ônibus que fazia transporte escolar na manhã desta terça-feira (13) em Jaguaruana, interior do Ceará. De acordo com o policial militar de Jaguaruana, Raimundo Nonato Costa, o motorista do ônibus escolar não tinha carteira habilitação.  Nonato diz, com base em depoimento de testemunhas, que o motorista parou o veículo para a entrada de alunos no ponto de parada. A mulher que conduzia a moto com a criança parou a motocicleta logo atrás do ônibus. Ambos estavam sem capacete. (Leia mais)
“O motorista não viu a moto estava atrás e deu uma ré para pegar outros alunos que estavam logo atrás, foi quando atropelou a criança”, diz o policial militar. A mulher que conduzia a moto conseguiu pular e evitar o atropelamento. Ela teve ferimentos leves, de acordo com o policial. 
 
“O pessoal que estava próximo ainda gritou para que o motorista parasse, mas não adiantou”, diz Nonato. Após o acidente, ainda de acordo com o policial, o motorista saiu do local. Ele foi procurado no endereço em que mora, mas não foi encontrado. A Polícia Militar de Jaguaruana diz que o fato de o motorista não ter habilitação é o motivo por ter saído do local. O suspeito é considerado foragido pela polícia.

A criança foi levada ao hospital municipal do município, mas morreu no caminho. A mulher que conduzia o veículo recebeu atendimento e teve alta hospitalar ainda na tarde desta terça. Policiais seguirão ouvindo depoimento de testemunhas na quarta-feira (14).
compilado do blog http://www.noticiasdepentecoste.com/

IFCE Campus Aracati abrirá processo seletivo para cursos técnicos em Aquicultura, Eventos e Informática

O IFCE- Campus Avançado Aracati estará com inscrições abertas para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo 2012.01 em cursos técnicos em Informática, Eventos e Aquicultura. Para os cursos técnicos o candidato tem que ter concluído o ensino médio ou estar cursando.  O requerimento de isenção estará disponível no sitewww.ifce.edu.br ou http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1308e deverá ser entregue acompanhado da documentação no Campus Aracati nos dias 18 e 19 de agosto de 2011.

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Campus Aracati

PROCESSO SELETIVO 2012.01
CURSOS TÉCNICOS

Aquicultura

É a técnica de criar e multiplicar organismos aquáticos abrangendo principalmente os cultivos de peixes, camarões, moluscos e algas, sendo uma atividade de grande importância para geração de emprego e renda e preservação dos estoques naturais.

Eventos

Auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e a etiqueta formal.

Informática

Nesta área desenvolve e opera sistemas, aplicações e interfaces gráficas. Monta estruturas de banco de dados e codifica programas; também projeta, implanta e realiza manutenção em sistemas de aplicações; trabalha com sistemas operacionais, windows e linux, prestando assistência e suporte ao usuário; além de realizar manutenção de microcomputadores.

Inscrições a partir do dia 19 de setembro de 2011.



Cursos Técnicos
Turno
Vagas
Aquicultura
Manhã
30
Aquicultura
Noite
30
Eventos
Noite
30
Informática
Noite
40


Contato:             (88) 3421-3559      

www.ifce.edu.br
Maíra Nobre  
Pedagoga-Campus Avançado Aracati.
IFCE- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Mobilização contra a corrupção.

A guerra contra o mau político, contra a corrupção que assola o pais esta apenas começando.  O que começou timidamente nas redes sociais e refletiu-se em caras-pintadas no Sete de Setembro pode ganhar contornos de um forte movimento da sociedade brasileira contra a corrupção.  A opinião é do cientista político Cláudio Couto, da FGV, para quem se desenha uma mudança do clima político no país – demonstrando uma intolerância dos brasileiros com atos de corrupção em qualquer esfera de governo.
Os milhares de jovens que protestaram pelo país afora na última quarta-feira já marcaram um novo encontro nas ruas no feriado de 12 de Outubro. No Rio, a mobilização volta cedo, já em 20 de Setembro.  Pode ser cedo para dizer, mas essas mobilizações mostram um processo de mudança do clima político brasileiro. Nos últimos anos, a corrupção aumentou muito, embora os instrumentos de controle também tenham aumentado. Esse movimento pode crescer como uma nova versão das Diretas Já, e no protesto dos caras pintadas pelo impeacheamant do Collor de Melo avalia o cientista político.
FONTE:ARACATI EM FOCO

Dragão do Mar escolhido como herói dos jangadeiros

O Professor da Universidade Estadual do Ceará Dr. Gleudson Passos, usou a Tribuna para trazer um aprofundamento sobre o processo abolicionista no Ceará e a Participação do Chico a Matilde, o Dragão do Mar neste processo. Afirmou que em sua pesquisa chegou a conclusão que durante o processo abolicionista o Dragão do Mar já não era mais jangadeiro e que ao contrário do que se afirma não houve a mobilização dos jangadeiros e sim de marinheiros de outros tipos de embarcações. Segundo o pesquisador o Dragão do Mar foi eleito como herói para ser o representante dos jangadeiros perante a corte da época. 
Fonte: Site da Câmara Municipal de Aracati

Casa da Cultura de Aracati. Uma visita necessária para valorização de uma história

Av. Cel. Alexanzito,
550, centro Aracati
Trabalhar para manter viva e pulsando a história no Aracati se faz missão do Instituto José Freire d`Andrade, entidade que possui vasto acervo documental referente a várias etapas da história Aracatiense, os quais, foram digitalizados e compõem a hemeroteca da Casa da Cultura, juntamente com um considerável volume de fotos, panfletos políticos e comerciais, documentos de crédito e fiscais de empresas dessa época. 

Para conhecer mais da Casa da Cultura acesse http://www.casadaculturadearacati.org.br/ 
FONTE: ARACATI EM FOCO